29/05/11

HALLOWEEN IN DUBLIN

Co Meath…onde tudo começou!

Serão dez dias de festejos e mais de 40 atrações, ou seja, opções para dar, vender e até alugar! Aos que não dispensam uma boa tradição, vale, mesmo que por curiosidade, assistir a reprodução do costume dos druidas, no lugar onde o Samhain (Halloween) foi criado. A montanha chama-se Hill of Ward, localizada nos arredores de Athboy, em Co Meath. Após o pôr do sol, tochas eram acendidas e espalhadas por mais sete montanhas da região, assim, eles selavam o rito de passagem entre um ano e outro e espantavam as energias do mal. Bom, o rito reproduzido na atualidade sofreu algumas mudanças, como por exemplo, a extinção do fogo, mas para quem é curioso ainda vale a pena conferir a cerimônia que acontece no próximo dia 31, às 7pm no topo da Hill of Ward. Para conhecer a programação completa em Meath, clique aqui!

Pumpkins

E já que estamos falando sobre Holloween, você sabe porque a abóbora virou um símbolo indispensável da festa pagã? Claro que foi mais uma invenção irlandesa. Reza a lenda que um espírito do mal chamado Jack (qualquer semelhança com o Jack, o Estripador, não é por acaso), foi impedido de entrar no céu por motivos óbvios, no inferno também tinha a ficha suja, pois, havia enganado o diabo. Sem paradeio para sua alma, o tal Jack, ficou vagando pelo vale tenebroso sem destino e, de tanto reclamar da escuridão, o diabo teria lhe dado um toco em brasa, que ele colocou dentro de um nabo oco. Dai surgiu a lenda do Jack Lanterna. Com a ida dos irlandeses para a América e a escassez de nabo, houve a substituição pela abóbora que temos hoje. Bom, verdade ou mentira, fica difícil pensar em Halloween sem as horripilantes abóboras iluminadas.

Drácula Halloween Horror Festival


Clontarf Castle Hotel será palco da Drácula Halloween!!!! Foto reprodução, site do hotel

E não é que o conde Drácula também é uma coisa irish????? Bram Stocker, nascido em Clontarf, aos 16 anos e no auge de seus devaneios, já falava sobre criaturas do mundo negro e coisas do além. Tornou-se crítico de um jornal irlandês, onde conquistou  admiradores e respeito, mas foi em 1897 que ele atingiu a fama com o manuscrito sobre Drácula, o personagem mais ilustre do vampirismo. E como Drácula é conhecido no mundo inteiro como uma das figuras mais tenebrosas do dark universe, e sendo ele irlandês, eis que vai rolar o Drácula Halloween Horror Festival no Clontarf  Castle Hotel. A programação inclui passeio em ônibus fantasma com visita ao cemitério onde  Bram foi batizado, palestras com especialistas em vampirismo, campeonato de fotos, filmes e personagens draculescos… Quando? de 29 a 31 de outubro, ingressos com preços variados. Para conferir clique aqui.

Holloween Parade

Quem já teve a oportunidade ver a St Patrick´s Parade ao vivo e em cores, sabe bem a energia contagiante da festa, no Samhain Parade (ou Halloween Parade se preferir), não será diferente. Todos os anos os irlandeses vão as ruas para celebrar a festa pagã mais famosa da ilha. A parada começa na Parnell Square e tem como ponto final, claro, o Temple Bar. Para participar, basta estar lá e curtir mais uma tradição irlandesa. Quando? 31 de Outubro a partir das 19h. Admissão Free!
É isso turma, semana com feriado, agenda cultural cheia de opções. Prepare a fantasia, pois o dia 31 costuma pegar fogo nas ruas do Temple Bar e House Parties, mas se mesmo assim você não quiser sair de casa, vale se acomodar debaixo do cobertor e curtir as baixas temperaturas, pois, o inverno já deu suas caras e a tendência daqui para frente é piorar, quero dizer….esfriar :D!!!!

Créditos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário